terça-feira, 28 de outubro de 2014

Comunidade Terapêutica Caminhar Diferente

Histórico da nossa atividade

Algumas mulheres ligadas ao Grupo Espírita Fraternidade fundou em 13 de Dezembro de 2013 uma ONG cuja finalidade é atender vítimas de violência doméstica: LÍRIOS (Liga de Reestruturação das irmãs Ofendidas no seu Sentimento). No dia 08 de Agosto de 2014 foi inaugurada a sua sede. Entretanto, a ONG não teve a procura que aguardava-se. Foi percebido que as vítimas não queriam ajuda para elas próprias, mas sim para os seus filhos, companheiros e maridos... quase todos dependentes químicos.

A Associação Espírita Paulo de Tarso já vinha desenvolvendo um trabalho de auxílio aos moradores de rua através de um projeto intitulado "Amor em Ação". Consistia na doação de amor, entrega de uma alimentação caprichada e de um kit higiênico a cada quinze dias para os nossos irmãos usuários que viviam em determinados pontos da cidade.

Uma mensagem espírita foi recebida na AEPT explicando sobre a necessidade de começar a oferecer um espaço para amparar os irmãos que vinha sendo auxiliados :

Boa noite, meus irmãos,

Com muita alegria reconheço aqui, em todo grupo, antigos companheiros de caminhada. Quanta felicidade a minha por poder neste momento reencontrar vocês, sabendo-os trabalhadores de Jesus. E, como o sabemos que o Pai é bom, é amoroso, é carinhoso, com tudo aquilo que fazemos com amor, estamos juntos novamente nessa nova empreita.

Assumi o compromisso de guiar esse trabalho de acolhimento dos irmãos na rua, envolvidos pelo doloroso martírio da dependência. Quero dizer que temos uma grandiosa e numerosa equipe orientada pelo mais alto, preparados para iniciar em conjunto esse trabalho. As orientações foram passadas, as inspirações, as intuições; abram bem o coração e perseverem para concretizar cada uma delas. Está tudo pronto, aguardando apenas o trabalho material.

A princípio o desconhecido assusta, questões de alma, problemas emocionais, estrutura, são irmãos que precisam ser reconstruídos, recuperados e causa, mesmo, é normal, esse temor, essa preocupação, porém, nem o temor, nem a preocupação devem ser maiores que o amor, a caridade e a fé em Jesus. A fé em nós que, em nome do Cristo, em nome do Pai, assumimos esse dever, de acompanha-los, de fortalecê-los, de trabalharmos em conjunto, portanto não temam, perseverem, pratiquem tudo o que está na mente, na intuição e no coração. Ouçam os voluntários que distribuem o sopão, retirem deles as informações para começarmos de fato esse trabalho.

O céu, a divindade, está em festa, iniciativas como essa nos alegra e nos comove. Eu agradeço a cada um que está imbuído, se comprometendo em começar esse trabalho, levem meu agradecimento, o agradecimento dessa equipe a quem eu humildemente coordeno, levem o nosso agradecimento a todos os irmãos voluntários encarnados que trabalham com esses irmãos, digam que eles são benditos e muito amados, como vocês também o são, mas vamos agora, levantar, pegar o arado e trabalhar, estamos aguardando.

Mais uma vez eu agradeço, fortaleço a fé de cada um e deixo aqui o ensinamento do Cristo que nos instruiu a agasalhar, a alimentar, a acolher.

Fiquem em paz, muito obrigada.
 
Diante do recebimento da mensagem acima, a direção da Aliança Espírita Evangélica resolveu conhecer a Comunidade Terapêutica Tabernáculo de Davi, eis que a fundadora da entidade havia procurado uma das integrantes da Aliança solicitando ajuda para reativar o local que estava funcionando de forma irregular. 

E então no dia 24 de Setembro os interessados em desenvolver mais esse trabalho de amor estiveram lá para conferir. Foi a primeira visita. No sábado, dia 27, foi feita uma reunião na AE Paulo de Tarso, onde foi mostrado pela proprietária os documentos da chácara. 

Durante a reunião ordinária da assembleia geral foram realizadas modificações no estatuto e no regimento interno, atribuindo o nome de fantasia Caminhar Diferente para ser colocado na placa ao lado da porteira de acesso à comunidade.

No dia 1.º de Outubro, outra visita foi realizada e explicado a todos os internos que uma nova diretoria estava assumindo a Comunidade e que a partir de então os membros reuniriam-se semanalmente ali para fazer o evangelho com eles.

No dia 06 outra mensagem foi recebida:

           A Diretoria e Voluntários da Comunidade Terapêutica Caminhar Diferente

           Meus amigos de ideal, que o mestre Jesus continue iluminando e tocando o coração de cada um.

           O coração de muitos irmãos se enchem de luz e esperança ao ver a emoção e o amor com que abraçaram mais uma causa do bem, por verem a disposição de vocês em lutarem por irmãos que infelizmente se encontram abandonados, deixados ao acaso da vida, que não tiveram a oportunidade de  se abrirem a nova caminhada que foi dada.

           Muitos desses irmãos podemos dizer que estão tendo a derradeira chance de se mostrarem fortes e abertos para buscarem um novo caminho.

           E o mesmo que passam esses encarnados afogados nos vícios, são incontáveis os desencarnados que também necessitam desta ajuda e hoje a espiritualidade pode contar com vocês para que juntos possamos mostrar a esses irmãos que o Mestre Jesus ampara, ama e espera cada uma de suas ovelhas.

           Hoje muitos desses irmãos poderão sentir pela primeira vez o amor, sentir que existem pessoas que se preocupam com eles, desprovidos de qualquer preconceito, apenas se doando por aqueles que nem conhecem e isso fará toda a diferença na vida de todos vocês.

           Também digo que é uma oportunidade impar para mostrar aos jovens que existe uma outra realidade.

            Não deixem que as dificuldades interrompam a vontade de vocês em serem um bálsamo na vida desses que precisam sentir esse amor, mesmo que em pequenos encontros.

           Sigam confiantes e com o amor em seus corações.

           Fiquem em paz



Obs.: Percebida uma intuição para inserir os alunos da Mocidade Espírita no trabalho

Nos dias 08, 15, 22 e 29 foram realizadas outras visitas. Portanto, se você quiser participar, encontre conosco às quartas-feiras, às 8h30. Após o Trevo de Lagarto, tome a Estrada da Jangada, em frente a General Mills vire a esquerda. Ande 2km e 300 metros no asfalto e mais 2km e 700 metros na estrada de chão.


 No dia 22 foi comemorado o aniversário da nossa irmã Elga.



Em Fevereiro deste ano um dos nossos confrades esteve em Campinas para participar de um curso de Capacitação para Profissionais, Coordenadores e Monitores  de Comunidades Terapêuticas promovido pela FEBRACT

Após o seu retorno, no dia 24 de Fevereiro deste ano, a diretoria se reuniu para ouvir a explanação de tudo o que foi aprendido durante o período em que esteve na Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas e percebeu-se que muita coisa precisaria ser feita para colocar o estabelecimento da forma como a lei exige, então, os integrantes resolveram renunciar aos cargos, sem contudo deixar de apoiar a referida Comunidade. 

Um comentário: